top of page

Trump recua novamente e adia taxação sobre produtos do México e Canadá para Abril.

  • Foto do escritor: Interligado
    Interligado
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

segundo o presidente, o México não terá que pagar tarifas sobre nenhum produto que se enquadre no Acordo USMCA (acordo comercial entre EUA, México e Canadá).


O presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa em 27 de fevereiro de 2025 — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa em 27 de fevereiro de 2025 — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na tarde desta quinta-feira (6) que vai adiar mais uma vez a cobrança de tarifas sobre algumas das importações que chegam ao país vindas do Canadá e do México.

Segundo o republicano, os países não precisarão pagar tarifas sobre nenhum produto que se enquadre no Acordo USMCA (acordo comercial entre EUA, México e Canadá).

O adiamento da taxação será válido até 2 de abril, data em que outras tarifas impostas por Trump devem começar a valer.


O acordo comercial da América do Norte abrange uma ampla gama de produtos e serviços. Entre os principais, estão produtos agrícolas, manufaturados, de tecnologia, entre outros.


Inicialmente, Trump havia mencionado a isenção apenas para o México, mas ficou claro no final da tarde (horário de Brasília) desta quinta-feira que a ordem de tarifas alterada também abrange o Canadá.


Para o Canadá, a ordem também exclui taxas sobre potássio, um fertilizante essencial para fazendeiros dos EUA, mas não cobre totalmente produtos energéticos — sobre os quais Trump impôs uma tarifa separada de 10%.

Segundo um funcionário da Casa Branca disse à Reuters, isso acontece porque nem todos os produtos energéticos importados do Canadá são cobertos pelo USMCA.


Por que Trump mudou de ideia?


Em sua rede social, Trump atribuiu sua decisão em relação ao México ao trabalho que país tem feito na fronteira com os EUA.


"Nosso relacionamento tem sido muito bom e estamos trabalhando duro, juntos, na fronteira, tanto em termos de impedir que estrangeiros ilegais entrem nos Estados Unidos quanto, da mesma forma, impedir o Fentanil", escreveu em seu perfil no Truth Social.

A Casa Branca já havia anunciado, nesta quarta-feira (5), que decidiu adiar por 30 dias a cobrança de tarifas sobre os veículos importados do México e do Canadá para os EUA. O governo americano disse às montadoras, porém, que deveriam migrar suas operações para o país para evitar a taxação após esse período.



O presidente ainda agradeceu à presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, por seu "trabalho duro e cooperação".


Comments


bottom of page